Buscar   OK
Mundo

Publicada em 11/03/16 as 11:12h - 240 visualizações
MALEMA: Degradação de estradas condiciona desenvolvimento

radiopieia.org

Link da Notícia:

 (Foto: opais.sapo.mz)

A DEGRADAÇÃO da rede de estradas no distrito de Malema, em Nampula, na sua maioria em terra batida, constitui um entrave ao desenvolvimento integrado daquela região, com uma população estimada em 198 mil habitantes.

A rede viária deste distrito localizado no interior da província de Nampula, junto à fronteira com o vizinho Niassa, tem uma extensão estimada de 542 quilômetros, dos quais penas 48 são asfaltados, sendo os restantes em terra batida.

Dados apurados pelo "Notícias" no local indicam ainda que do total da rede viária daquele distrito com cerca de 344 quilômetros é de estradas não classificadas, ou seja, cuja manutenção é da responsabilidade do Governo local.

Os camponeses ouvidos pela nossa Reportagem falaram de dificuldades no acesso ao mercado de insumos e instrumentos agrícolas a nível do distrito. Como alternativa recorrem ao mercado nos distritos de Cuamba e Maúa, na vizinha província do Niassa, ou Alto Molócué e Gurúe, na Zambézia, além de Ribáuè, em Nampula, apesar da distância e dos custos de transporte que são forçados a arcar.

Rafael Papusseco, camponês do posto administrativo de Chuhulo, conta que no período chuvoso não tem acesso à vila sede distrital de Malema onde fazia a aquisição de insumos e instrumentos agrícolas.

"Quando chove, a estrada, com cerca de 50 quilômetros, fica intransitável porque as pontes e aquedutos ficam submersos quando o caudal dos rios que atravessam esta região sobe", explica.

Segundo ele, o abrandamento das chuvas que tem tido intervalos de uma semana tem sido o momento acertado para a população local deslocar-se ao vizinho distrito de Maúa para adquirir não somente os factores de produção como também produtos alimentares industrializados, vestuário e material escolar para os seus filhos.

Rosalina Castro, camponesa do posto administrativo de Mutuali, referiu que a localidade de Lioma, distrito de Gurúe, na província de Zambézia, é sua segunda casa "porque no tempo chuvoso viajamos frequentemente para lá, para comprar bens diversos entre os quais factores de produção".

Acrescentou que apesar de os extensionistas usarem motos que os proporcionam maior poder de penetração nas zonas recônditas, tem faltado assistência técnica.

"Quando queremos um conselho relacionado sobretudo com uso de sementes melhoradas de culturas alimentares arriscamo-nos e deitamos a semente ao solo e algumas vezes ela não germina o que significa um prejuízo nas nossas magras finanças", lamentou.

O diretor do serviço distrital de Infra-estruturas e Planeamento Físico em Malema, Julião Retxua, disse que o plano de intervenção nas estradas locais prevê apenas a construção de uma ponte sobre o rio Niona, no troço que liga a localidade do mesmo nome à sede do posto administrativo de Chuhulo.

"Os recursos disponibilizados para intervenções só nos permitem construir essa ponte porque no período chuvoso a localidade de Niona fica isolada do resto do distrito o que obriga as populações a recorrer a vizinha província do Niassa para se reabastecer em termos alimentares entre outras necessidades", disse a fonte

Conflito homem/animal

A falta de comunicação entre as localidades no interior do distrito de Malema concorre para eclosão do conflito homem/animal. A nossa Reportagem procurou saber a relação existente entre a dificuldade de transitabilidade nas estradas e a fauna bravia.

Aniceto Murrula, caçador de profissão, explicou que, quando por estrada não é possível aceder a uma região, o recurso são as vias alternativas.

"E é aí que violamos o espaço dos elefantes o que muitas vezes termina em tragédia para o Homem que é mais fraco quando surpreendido desarmado pelos animais", explica a nossa fonte.

Acrescentou que quando o caudal dos rios sobe a níveis considerados anormais, os crocodilos saem para as margens.

"Nesse momento o Homem não tem alternativas para atravessar o rio sobretudo de motorizada que tem sido o meio mais utilizado, porque geralmente sofre ataques de crocodilos. Não é bom enfrentar o rio quando o seu caudal sobe pois há muitas surpresas", sublinhou Aniceto Murrula.

GOVERNO FINANCIA REABILITAÇÃO

O governo da província de Nampula agendou para a próxima semana um encontro da comissão local de estradas para abordar com detalhe as intervenções que serão feitas ao nível da rede viária com vista à sua viabilização.

No entanto o governador Victor Borges revelou a jornalistas que o acompanharam na visita de trabalho que efetuou recentemente ao distrito de Malema, que o troço Nataleia-Chuhulo-Nahopa com uma extensão de cerca de 56 quilômetros terraplanados, vão beneficiar de intervenção robusta de carácter de reabilitação.

"Esta via é estratégica para o desenvolvimento do distrito de Malema na componente agrícola e social. Vamos investir na sua reabilitação para que ela seja transitável em todos períodos do ano contrariamente ao que acontece neste momento que é somente possível na época seca", reiterou o governante.

Sublinhou que no referido encontro serão conhecidos os montantes que o Governo central colocou a disposição do Governo de Nampula para financiar intervenções nas estradas sobretudo com importância social e econômica para os distritos onde se localizam. Malema, considerado celeiro da província em termos agrícolas e por fazer parte das regiões de Nampula que vão merecer atenção no âmbito das intervenções nas vias de acesso.

Victor Borges frisou que a é prioridade garantir o escoamento dos produtos agrícolas dos locais de produção para os potenciais mercados tendo em conta a necessidade de abastecer as regiões que devido a factores atmosféricos adversos como a estiagem não lograram produzir alimentos em níveis satisfatórios para abastecer a sua população.


                                                                           Fonte: opais.sapo.mz

                                                                               




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Afro Musics e Palavra com Pr. Itamar Fernandes com Pr. Itamar Fernandes
+258 84 9610650

Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 20008 Usuários Online: 12


Parceiros

Um Santo Som - Evangelizando o Interior da África
Copyright (c) 2017 - radiopieia.org - Todos os direitos reservados