Buscar   OK
Mundo

Publicada em 29/02/16 as 11:33h - 193 visualizações
VENDAVAL DA PROVÍNCIA DE MAPUTO
Destruição também na Namaacha e Matatuíne

radiopieia.org

Link da Notícia:

 (Foto: radiopieia.org)

O VENDAVAL ocorrido no passado dia 20 de Fevereiro na província de Maputo afetou um total de 8795 pessoas nos distritos de Boane, Matutuíne e Namaacha, segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

Dados partilhados sexta-feira passada no Conselho Técnico de Gestão de Calamidades dão conta que o mesmo fenômeno feriu 87 pessoas e destruiu totalmente 829 casas e outras 930 parcialmente. O distrito de Boane, com um total de 828 casas danificadas, continua a ser o mais castigado pela intempérie.

 O registo aponta para a destruição parcial de 795 casas em Boane, 30 em Matutuíne e 105 na Namaacha. O vendaval danificou totalmente três salas de aula e 18 parcialmente.

Em termos de extensão foram atingidos os povoados de Mahanhane, Saldanha, Bairro 25 de Junho, Mahubo 10 e Marien N'guoabi, no distrito de Boane, Goba, Michangulene e Mahelane, na Namaacha, e Mugazine e Manhonha, em Matutuíne.

Há ainda o registo de 11 casas de culto destruídas, 20 postes de energia tombados e doze aviários onde foram perdidas 16.750 poedeiras na empresa Galovos e 29 mil outros de um privado no povoado 25 de Junho.

No caso concreto de Boane as autoridades providenciaram assistência aos funerais dos perecidos e aos feridos, quer no Centro de Saúde de Boane, quer no Hospital Provincial de Maputo.

Foram criados, no mesmo contexto, três centros de acomodação em Marien N'gouabi, 25 de Junho e em Saldanha, onde foram providenciados alimentos e água, para além da distribuição de tendas familiares e "kits" de abrigo para famílias mais vulneráveis (foram identificadas 424 pessoas nesta situação).

As autoridades intervieram igualmente na reposição temporária da cobertura das salas de aula para a retomada das lições na EPC 25 de Junho e Mahubo 10.

Na povoação de 25 de Junho foram entregues 68 lonas para a cobertura de salas de aula e distribuídos alimentos para 99 famílias.

Na povoação de Marien N'gouabi foram distribuídos alimentos para 98 famílias, entregues 16 lonas para a cobertura de salas de aula e 150 estacas para construção de abrigo temporário.

Na povoação de Saldanha foram distribuídos alimentos para 142 famílias, entregues 10 lonas para cobertura de salas de aula e outras oito para abrigo, para além de 300 estacas para a construção de abrigo.

A outra povoação alvo de atenção é a de Mahanhane, onde foram assistidas em alimentos 60 famílias.

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades estima em um total de 31.882 as pessoas afetadas pelas intempéries na presente época chuvosa, que correspondem a um cumulativo de 6378 famílias. Destas, 22.133 pessoas já foram assistidas e retomaram a vida normal.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar
Afro Musics e Palavra com Pr. Itamar Fernandes com Pr. Itamar Fernandes
+258 84 9610650

Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 20011 Usuários Online: 15


Parceiros

Um Santo Som - Evangelizando o Interior da África
Copyright (c) 2017 - radiopieia.org - Todos os direitos reservados